Solicitação de ISBN

Registro de ISBN pela BU

O serviço de ISBN na UFSC tem como objetivo atender as solicitações de registro de ISBN, bem como a solicitação de novos prefixos editoriais vinculados ao CNPJ da UFSC. As orientações destinadas aos usuários deste serviço estão disponíveis na página ISBN e ISSN no Portal da BU.

Em 2016, a BU passou a gerenciar todos os prefixos editoriais vinculados ao CNPJ da UFSC. Em 2017, iniciaram-se as discussões sobre a revisão da política de ISBN na BU. Em março de 2020, a gestão do ISBN migrou da Biblioteca Nacional (BN) para a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e são retomadas as discussões sobre o ISBN na BU. Em junho de 2020 foi publicada a portaria Portaria 828/2020/GR, de 5 de junho de 2020. Em 13 de julho de 2020 foram retomadas as solicitações de ISBN e o cadastro de selos editoriais junto a CBL. Em setembro de 2022 o serviço de solicitação de registro de ISBN, antes realizado pelo Serviço de Competência em Informação e Suporte à Pesquisa passou a ser de competência do Serviço de Seleção e Aquisição da BU/UFSC. 

Conforme a Portaria 828 /2020/GR, de 5 de junho de 2020, na UFSC a Biblioteca Universitária (BU/UFSC) é responsável pela gestão do ISBN junto à Câmara Brasileira do Livro (CBL). 

Os arquivos internos referentes ao serviço estão disponíveis no Google Drive ou na Pasta BU (DECTI\Selecao e Aquisicao\ISBN). A partir de 2023, as solicitações de ISBN estão sendo registradas na planilha Publicações da UFSC – ISBN, ficha catalográfica e depósito legal. Nos anos anteriores, as solicitações eram registradas nas planilhas Solicitações_ISBN 2020, Solicitações_ISBN 2021 e Solicitações_ISBN 2022.


1 Recebimento do pedido de ISBN

Os pedidos de ISBN são enviados para o e-mail . No PAI, em geral, são realizados atendimentos de dúvidas acerca do serviço. Raramente, solicitações de ISBN são recebidas via SPA.

O e-mail e o PAI devem ser verificados diariamente. No e-mail, verifique constantemente a lixeira e a pasta de spam. Devem ser mantidos na caixa de entrada somente solicitações/dúvidas em andamento (que aguardam alguma resolução por parte da BU ou do solicitante). Solicitações atendidas, informes sobre os registros realizados, notas fiscais, e-mails sobre selos editoriais, etc. devem ser arquivadas em suas respectivas pastas. No PAI, os atendimentos concluídos devem ser fechados. No SPA, os processos/solicitações devem ser arquivados após o atendimento da solicitação.


2 Conferência dos documentos recebidos

As solicitações de ISBN devem incluir:

  1. ofício de autorização, assinado pela direção do centro/unidade ou por pessoa designada por ela;
  2. formulário de solicitação
    1. em geral, as solicitações incluem ISBN e ficha catalográfica, portanto, se o solicitante marcar “Não” na opção “Você precisará da ficha catalográfica?”, convém questionar se realmente não deseja a ficha catalográfica;
    2. atente-se para o campo “A qual selo editorial a obra será vinculada?”, pois podem ocorrer preenchimentos inadequados por falta de conhecimento por parte dos solicitantes; se necessário, informe ao solicitante que o selo indicado é gerenciado por outra unidade da UFSC a qual ele deve encaminhar a solicitação; a relação de todos os selos editoriais vinculados ao CNPJ da UFSC consta nesta planilha.
    3. verifique se os títulos informados no ofício, no formulário e na folha de rosto coincidem; se necessário, solicite ajustes ao solicitante;
  3. páginas pré-textuais já em sua versão final; páginas obrigatórias: folha de rosto, sumário e introdução/apresentação; quaisquer outras páginas adicionais são bem-vindas, pois auxiliam na catalogação na publicação; é necessário que a UFSC esteja mencionada na folha de rosto, se não estiver, solicite a alteração;

3 Solicitação na Plataforma da CBL

3.1 Acesse https://www.cblservicos.org.br/isbn/, clique em “Entrar” e realize o login com o e-mail e senha apropriados.

3.2 Clique em “+ Solicitar ISBN”, localizado no menu lateral esquerdo.

3.3 Na opção “Único”, clique em “Adquirir”.

3.4 Em “Titular do ISBN”, selecione “UFSC (CNPJ: 83.899.526/0001-82)”. Atente-se para os casos em que o solicitante indicou outro prefixo editorial no formulário de solicitação. Preencha os dados da obra e clique em próximo:

  1. título da obra;
  2. subtítulo da obra (se houver);
  3. tipo de obra (quase sempre é “individual”);
  4. idiomas da publicação;
  5. tags (opcionais).

3.5 Preencha os dados sobre a autoria e clique em “Adicionar” até incluir todas as pessoas indicadas no formulário:

  1. nome completo: preencha em ordem direta (Nome Sobrenome); indique todas as pessoas listadas no formulário, pois não há um limite;
  2. profissional: selecione a função que a pessoa exerce em relação à obra; se uma pessoa exercer mais mais de uma função, repita o nome.

3.6 Clique em “Próximo” para continuar.

3.7 Preencha os dados complementares referentes ao formato da publicação (impresso ou digital) a partir dos dados enviados pelo solicitante. Se necessário, contate o solicitante para esclarecimentos. Lembre-se: para obras publicadas nos dois formatos, é necessário fazer duas solicitações de ISBN. 

3.8 Preencha a aba “Classificação” com os dados referentes ao conteúdo da obra e clique em “Próximo”:

  1. o público ao qual se destina a obra;
  2. o assunto: a CBL utiliza as classes da CDD, se houver dúvida, consulte o Serviço de Representação da Informação;
  3. palavras-chave;
  4. acessórios/materiais complementares;
  5. ISBN de obras complementares.

3.9 Na guia “Código de barras”, marque a opção “Deseja adquirir o arquivo digital do código de barras?” somente se o solicitante marcou esta opção no formulário. Clique em “Próximo” para continuar.

3.10 Na guia “Catalogação”, não marque a opção “Deseja adquirir a ficha catalográfica?”. Se o solicitante marcou a opção “Você precisará da ficha catalográfica?”, a ficha catalográfica será feita gratuitamente pelo Serviço de Representação da Informação da BU.  Clique em “Próximo” para continuar.

3.11 Na guia “Arquivos”, inclua a sinopse/resumo da obra e faça o upload das páginas pré-textuais (ou de toda a obra, se for o caso) enviadas pelo solicitante. Marque a opção “Aceito o termo de responsabilidade de inscrição de obra para registro de ISBN”. Clique em “Enviar” para continuar.

3.12 Confira as informações que aparecerão no carrinho. Faça as alterações, se necessárias.

3.13 Lembre-se: para obras publicadas nos dois formatos (impresso e digital), é necessário fazer duas solicitações de ISBN.  Nestes casos, faça a solicitação referente a um dos formatos e, antes de faturar o pedido, clique em “Continuar comprando” e preencha a solicitação referente ao outro formato.

3.14 Em “Fatura pedido para:” selecione a UFSC.

3.15 Em tela do pagamento, selecione o método de pagamento “Boleto bancário” e clique logotipo do banco.

3.16 Na página do banco, escolha “Boleto bancário” e salve o boleto em PDF na pasta referente à solicitação.

3.17 Preencha a planilha de Publicações da UFSC – ISBN, ficha catalográfica e depósito legal com os dados da solicitação.


4 Envio do boleto ao solicitante

4.1 Responda o e-mail do solicitante anexando o boleto em PDF. Use a resposta padrão “Enviar o boleto”.


5 Envio do ISBN para elaboração da ficha catalográfica

5.1 Após a identificação do pagamento e emissão do ISBN, a CBL enviar para o e-mail da BU três e-mails que, em geral, são enviados para a caixa de spam.

5.2 O e-mail “Portal de Serviços – CBL – Pagamento #…” pode ser mantido na pasta de spam ou apagado.

5.3 O e-mail “Nota Fiscal de Serviço Eletrônica nº…” deve ser movida para a pasta “Notas fiscais da CBL”.

5.4 O e-mail “Portal de Serviços da CBL – ISBN registrado com sucesso!” deve ser movido para a caixa de entrada e encaminhado ao solicitante e ao serviço de ficha catalográfica (). Anexe ao e-mail o formulário de solicitação do ISBN e as páginas pre-textuais. Use a resposta padrão “Enviar para a ficha”.

5.5 Se foi solicitado também o código de barras, a imagem contendo o código será enviada pela CBL em outro e-mail. Neste caso, não se esqueça de salvar a imagem na pasta da solicitação e enviá-la ao solicitante.

* Está em elaboração o Guia para a publicação de e-books por unidades acadêmicas e administrativas da UFSC, que tem por objetivo trazer diretrizes para as Unidades, de forma a contribuir com a qualidade das publicações que são publicadas com o selo editorial da UFSC.