Biblioteca Central

O acervo da Biblioteca Central da UFSC (BC) é composto por obras de todas as áreas do conhecimento, nos diversos formatos de apresentação, tanto físico como digital. O referido acervo é subdividido em Acervo Geral, Setor de Coleções Especiais, Setor de Periódicos, Setor de Referência, Setor Acessibilidade Informacional e Armazém, conforme abaixo descrito.

Acervo Geral

O acervo geral, localizado no Setor de Circulação (SC), é composto por materiais bibliográficos distribuídos conforme a CDU em três (3) grandes áreas denominadas: Sirius (de 0 a 619), Vega (de 62 a 799) e Bellatrix (de 800 a 999).

Setor de Coleções Especiais

Formadas por obras que, pelas suas características ou origens, necessitam de agrupamento especial. Tais coleções estão vinculadas ao Setor de Coleções Especiais (SCE) distribuídas conforme as subseções a seguir.

CEAV (Coleção Especial de Audiovisual)

Composta por multimeios, gravações de dados, áudio e vídeo em CDs (Compact Disc), DVDs (Digital Versatile Disc) e VHSs (Video Home System).

CEMC (Coleção Especial de Material Cartográfico)

Composta por materiais cartográficos de todas as regiões do mundo, com destaque para o Brasil e Santa Catarina. Entende-se por material cartográfico os mapas, as cartas e os atlas, por exemplo.

Mapa: “Representação gráfica, geralmente de uma superfície plana e em determinada escala, das características naturais e artificiais terrestres ou subterrâneas, ou ainda, de outro planeta. Os acidentes são representados dentro da mais rigorosa localização possível, relacionados, em geral, a um sistema de referência de coordenadas” (OLIVEIRA, 1983, p. 387).

Carta: “Representação dos aspectos naturais e artificiais da Terra, destinada a fins práticos da atividade humana, permitindo a avaliação precisa de distâncias, direções e a localização geográfica de pontos, áreas e detalhes; representação plana, geralmente em média ou grande escala, de uma superfície da Terra, subdividida em folhas, de forma sistemática, obedecido um plano nacional ou internacional. Nome tradicionalmente empregado na designação do documento cartográfico de âmbito naval. É empregado, no Brasil, também como sinônimo de mapa em muitos casos” (OLIVEIRA, 1983, p. 86).

Os atlas geográficos que sejam compostos em 90% por mapas ou cartas devem estar localizados na CEMC, os demais atlas (atlas de meio ambiente, altas de anatomia ou geográficos que contenham textos didáticos) deverão ser incorporados ao Acervo Geral (Sirirus, Vega ou Bellatrix) ou ao Setor de Referência.

CEMI (Coleção Especial de Material Iconográfico)

Composta por fotografias impressas e slides (negativos e diapositivos) de caráter histórico e cultural, microformas (microfilmes e microfichas) de jornais antigos, do Diário Oficial da União, do Diário Oficial do Estado de Santa Catarina, entre outros.

CEOR (Coleção Especial de Obras Raras)

Composta por obras raras selecionadas a partir dos critérios adotados pelo setor responsável [1].

CEPU (Coleção Especial de Publicações da UFSC)

A Coleção Especial de Publicações da UFSC (CEPU) reúne publicações, em meio físico ou digital, publicados pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ou pelas unidades acadêmicas e administrativas da UFSC. Eventos em que a UFSC for a realizadora ou tiver a responsabilidade, mesmo que compartilhada, e desde que expressa na publicação, se enquadram nesta categoria. Toda obra adquirida, seja por compra, doação ou permuta, editada pela UFSC será incorporada, obrigatoriamente, nesta coleção, mesmo havendo exemplar único. Caso haja mais de um exemplar, apenas um será incorporado, o restante não receberá a coleção e, portanto, ficará localizado conforme a classificação e seu respectivo tipo de obra (Sirius, Vega, Bellatrix, Referência, CEAV, etc.).

O exemplar pertencente a esta coleção terá como tipo de empréstimo “Não disponível para empréstimo” e ficará localizado na CEPU em caso de livros, e na CEAV em caso de multimeios. Sempre inserir a nota padrão no campo 591. Uma mesma obra pode pertencer a duas coleções (CEPU e CESC) e, por isso, deve possuir duas notas padrão 591, uma para cada coleção.

Observação: Obras da Educação (números de classificação iniciados em 37) que se encaixem nos critérios da CEPU deverão ficar nessa coleção e não somente na BSCED. Havendo apenas 1 exemplar, este ficará na CEPU. Caso haja mais exemplares, estes deverão ser enviados à BSCED.

CERC (Coleção Especial Raridade Catarinense)

Composta por obras raras catarinenses.

CESC (Coleção Especial Santa Catarina)

Composta por publicações sobre Santa Catarina e tem como base dois critérios:

a) obras sobre Santa Catarina, independente de responsabilidade (autor pessoa, autor evento, autor entidade);
b) obras de autores catarinenses, independente de assunto.

Um exemplar terá como tipo de empréstimo “Consulta local” e ficará localizado no acervo geral junto aos demais. Somente o exemplar de “Consulta local” deverá constar Coleção interna CESC no Pergamum.  A partir de 14 de julho de 2017, a coleção CESC é aplicada a todas as bibliotecas (anteriormente era aplicada somente na Biblioteca Central). Se se encaixar também nos critérios da CEPU, um deles também irá para essa outra coleção. Sempre inserir a nota padrão no campo 591.

CETD (Coleção Especial Teses e Dissertações)

Composta pelas teses e dissertações produzidas na UFSC e/ou elaboradas por professores e servidores da universidade em cursos no Brasil ou no exterior.

Setor de Periódicos

O Setor de Periódicos é composto por revistas técnicas, científicas e de informação geral, jornais e relatórios. Os periódicos caracterizam-se como material bibliográfico que é editado em intervalos de tempos preestabelecidos.

Setor de Referência

Obras que compreendem o acervo específico destinado à consulta local: dicionários, almanaques, enciclopédias, guias, atlas, normas técnicas, catálogos, relatórios, entre outros. Localizam-se no Setor de Referência (SR).

Serviço de Acessibilidade Informacional

Anteriormente chamado de Ambiente de Acessibilidade Informacional (AAI), o Serviço de Acessibilidade Informacional (AI) contém obras em formatos acessíveis (áudio, braile, libras e outros) destinados a pessoas com deficiência.

Armazém

Acervo formado por livros, periódicos e obras de referência com baixa frequência de uso. Localiza-se no térreo da BC e pode ser consultado e emprestado por todos os usuários habilitados [2].

Notas


[1] Disponível em: https://portal.bu.ufsc.br/files/2014/11/CriteriosSelecaoObrasRaras.pdf
[2] Os títulos (AACR2, CDD, CDU, Tabela Cutter-Sanborn) usados pelos alunos e professores no Laboratório BU/CIN foram transferidos para a localização Armazém por ficarem próximos fisicamente do Laboratório.