Emissão de parecer na requisição de compra

Importante: As permissões para emissão de parecer nas requisições de compra de material bibliográfico são concedidas às coordenações e subcoordenações dos cursos, aos representantes dos centros de ensino na Comissão de Desenvolvimento de Coleções, e a alguns(mas) bibliotecários(as) da BU. As permissões são concedidas à matrícula do docente (atual vínculo com a universidade), a mesma utilizada para emprestar livros na Biblioteca. Caso sua matrícula não esteja habilitada, dirija-se a uma Biblioteca com documento de identidade para cadastrar a senha.


No sistema Pergamum, digite seu login e senha e inclua o captcha. Caso não recorde sua senha, use a opção Esqueci minha senha, disponível no menu Meu Pergamum.

É possível visualizar todas as requisições cadastradas pelo usuário ou que aguardam seu parecer.

Status e opções:

  •  Resumo da requisição
  •  Andamento dos pareceres
  •  Aguardando parecer (está no prazo)
  •  Aguardando parecer (está com atraso)
  •  Em andamento (você já emitiu o parecer)
  •  Em andamento (aguarde sua vez)
  •  Pareceres finalizados

Clique no ícone do status para emitir parecer.

Na aba Itens o parecerista pode alterar a quantidade solicitada. É necessário justificar a alteração no campo Parecer. Utilize a Consulta do Pergamum para consultar a quantidade de exemplares já disponíveis na biblioteca que atende ao curso.

Se deixar o campo Autorizado em branco a quantidade solicitada não será alterada. Para deixar a quantidade solicitada igual a zero clique no ícone .

Clique em Gravar.

Para consultar instruções sobre inclusão ou alteração da área do conhecimento dos itens solicitados clique aqui.


Importante: Cada parecerista terá o prazo de uma semana (sete dias corridos) para emitir o parecer!


Independente da alteração ou não de itens individuais, é na aba Parecer que o parecerista emite sua decisão final.

Preencha o Parecer e clique em Emitir parecer.

Após a emissão do parecer, a requisição segue o trâmite configurado e é encaminhada para o próximo parecerista. Na esquerda da tela é possível visualizar quem já emitiu o parecer e quem está na vez de emiti-lo.

Na aba Histórico também é possível visualizar os pareceres emitidos.


Importante: Quando todos os incluídos no trâmite finalizarem a aprovação da solicitação de compra, esta é encaminhada para o Serviço de Seleção e Aquisição da BU. Lembrando que o um e-mail será encamnhado automaticamente informando ao parecerista da sua vez de emitir o parecer, portanto, mantenha seu cadastro na BU atualizado.