Ficha catalográfica
Esta página descreve o fluxo de trabalho e os procedimentos para elaboração e envio de fichas catalográficas para as publicações da UFSC. As orientações voltadas aos usuários estão disponíveis na página Catalogação na fonte, no Portal da BU.
- Fluxo de trabalho
- Recebimento da solicitação
- Elaboração da ficha
- Envio ao solicitante
- Arquivamento da fichas e da solicitação
Fluxo de trabalho
As solicitações de ficha catalográfica estão integradas com o recebimento de publicações por depósito legal e podem ocorrer também de forma integrada com as solicitações de ISBN.
Recebimento da solicitação
As solicitações de ficha catalográfica podem ser recebidas de duas formas:
- encaminhadas pelo serviço de ISBN;
- são recebidas por e-mail encaminhado pela equipe do Serviço de Seleção e Aquisição;
- devem incluir: páginas pré-textuais e formulário de solicitação do ISBN, que já contém os dados necessários para a ficha;
- o fato da publicação ter sido autorizada a receber o ISBN da UFSC já a qualifica para receber a ficha catalográfica;
- enviadas diretamente pelo solicitante:
- são recebidas por e-mail ou pelo PAI;
- devem incluir: páginas pré-textuais e formulário específico para solicitação de ficha, disponível na página Catalogação na fonte;
- geralmente, essas solicitações são enviadas pela Editora da UFSC, Edições do Bosque e BU Publicações, que gerenciam seus próprios ISBNs;
- se a solicitação tiver outra origem, é necessário confirmar se ela cumpre os requisitos listados na página Catalogação na fonte.
Elaboração da ficha
Envio ao solicitante
Ao responder uma solicitação de ficha:
- anexe a ficha nos formatos PDF e DOCX;
- verifique se a resposta não será enviada apenas para o serviço de ISBN da BU, ou seja, confirme se o e-mail do solicitante da ficha foi incluído na resposta;
- inclua o e-mail em cópia;
- inclua a resposta padrão sobre a obrigatoriedade do depósito legal utilizando a opção Respostas > Depósito legal:
[Imagem – resposta padrão sobre deposito legal]
Resposta padrão sobre a obrigatoriedade do depósito legal |
---|
Informamos que, após a publicação, é necessário realizar o depósito legal desta obra na BU, conforme dispõe a Portaria Normativa 127/2018/GR: (http://www.bu.ufsc.br/design/PortariaNormativa127.pdf (link externo). Os procedimentos para o depósito legal estão disponíveis nesta página: http://portal.bu.ufsc.br/normas-e-procedimentos/deposito-legal-publicacaoufsc/ (link externo). Obras publicadas somente em formato digital podem ser depositadas diretamente no Repositório Institucional da UFSC: https://repositorio.ufsc.br/ (link externo) Dúvidas sobre a submissão no Repositório podem ser pesquisadas na página de FAQ ou enviadas pelo Portal de Atendimento da BU: http://portal.bu.ufsc.br/faq/ (link externo) https://atendimento.ufsc.br/otrs/public.pl?Action=NewTicketWizardPublic;QueueID=7 (link externo) Após a disponibilização no Repositório, envie o link da publicação para o e-mail doacao.bu@contato.ufsc.br para concluir o depósito legal. |
Observação: envie a ficha nos formatos PDF e DOCX, pois:
- o formato PDF garante que o solicitante saberá qual é a formatação e o espaçamento corretos para a ficha;
- o formato DOCX facilitará a inserção da ficha na publicação pelo diagramador;
- se a ficha for enviada somente em PDF, o diagramador terá que copiar o conteúdo e colar (o que pode causar desconfiguração dos dados, pontuações e espaçamentos da ficha) ou incluirá na forma de imagem (o que prejudicará a acessibilidade do conteúdo da ficha).
Se preferir, inclua a seguinte mensagem ao enviar a ficha catalográfica (baseada no exemplo do SiBi/UFPR): “Em cumprimento à Resolução n. 184, de 29 de setembro de 2017, do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) (link externo), a ficha catalográfica deve estar acompanhada do nome e do número de registro profissional do bibliotecário que a elaborou. Portanto, solicitamos que as informações da ficha não sejam alteradas, inclusive as palavras-chave, que são padronizadas pela BU/UFSC. Se necessitar de quaisquer alterações na ficha, por favor, responda a este e-mail solicitando-as.”
Arquivamento da ficha e da solicitação
No servidor de pastas UFSC (BU\DECTI\ProcessoTecnico\Fichas Catalográficas) constam modelos e orientações para elaboração das fichas catalográficas. Os arquivos (DOCX e PDF) contendo as fichas devem ser arquivados na referida pasta, seguindo a organização por ano e mês. Não é necessário arquivar as páginas pré-textuais e os formulários de solicitação.
Os e-mails contendo as solicitações devem ser arquivados nas pastas do webmail referentes a cada ano. Os chamados recebidos via PAI devem ser fechados após a finalização do atendimento.
Para os e-books da Editora da UFSC são atribuídos, também, o Digital Object Identifier – DOI. O prefixo a ser utilizado e as orientações para gerar o DOI constam no servidor de pastas UFSC (BU\DECTI\ProcessoTecnico\Fichas Catalográficas).