Verificação das submissões

Para verificação das submissões, é necessário acesso às seguintes ferramentas de trabalho:


Orientações gerais

Data de entrega: Para registro no CAPG será considerada a data de submissão, e não a data do deferimento. Exemplo: o prazo para a entrega se encerra no domingo; a submissão foi feita no sábado; o deferimento foi feito na segunda-feira; no CAPG, a data de entrega será o sábado.

Substituição de arquivo: Toda substituição de arquivo deve seguir o Artigo 8º da Resolução Normativa nº 46/2019/CPG, independentemente da situação na fila de trabalho (deferido, aguardando catalogação, em embargo, já disponível publicamente). São exceções:

  1. Caso o chamado ainda não tenha sido homologado.
  2. Casos em que for constatada a desconfiguração da formatação ou do conteúdo decorrente da conversão para PDF/A.

Arquivos maiores que 100MB: Caso o aluno não consiga enviar o trabalho pelo PAI porque o arquivo é maior do que 100MB, solicita-se que envie pelo Arquivos UFSC para o email do atendente e do catalogador responsável.

Chamados duplicados: Se for constatada a duplicidade de submissões, será analisada primeiramente a mais antiga.

  1. Se a submissão mais antiga for indeferida, será analisada a submissão mais recente.
  2. Se a submissão mais antiga for deferida, as submissões mais recentes serão desconsideradas.

Obs: (para os chamados excedentes: caso a) tenha existido alguma comunicação com o aluno, são fechados sem êxito, caso b) não tenha existo comunicação com o aluno, são cancelados).


Assinatura digital

  1. Para verificar a assinatura:
    1. Verificador de assinaturas UFSC > Selecionar o arquivo
    2. Adobe Reader > Painel de assinaturas > Detalhes da assinatura > Detalhes do certificado
    3. Foxit > Painel de navegação > Gerenciar assinaturas digitais > Detalhes da assinatura > Detalhes do certificado
    4. Otimizador de PDF do TRT > Verificar documento
  2. São aceitos os certificados emitidos por:
    1. ICP-Edu
    2. ICP-Brasil
    3. SERPRO
    4. GOV.BR
  3. Os professores podem utilizar o sistema Assina UFSC (recomendado), o Adobe ou outro sistema para assinar digitalmente o trabalho. O que será verificado é a validade das assinaturas.
  4. É necessário que o nome que consta na folha de certificação seja o nome de quem assinará o trabalho.
  5. Na ausência do coordenador do programa, o subcoordenador ou outro coordenador em exercício poderá assinar o trabalho, desde que seu nome conste na folha de certificação ou conste apenas “Coordenação do Programa”.
  6. Casos excepcionais de impossibilidade de assinatura do orientador (exemplo: questões de saúde, aposentadoria com perda de vínculo com o programa), será aceita a assinatura apenas da coordenação do programa mediante comunicação formal do programa via e-mail.
  7. Existem assinaturas que o Adobe Reader não consegue exibir por causa de problemas na exibição de determinadas fontes tipográficas. Se a assinatura não estiver aparecendo no Adobe, verifique se está válida no Verificador de assinaturas da UFSC  ou Otimizador de PDF do TRT e se aparece no Foxit, Google Chrome, Firefox ou em outro leitor de PDF.

Motivos para o indeferimento:

  1. Assinatura na forma de imagem, não sendo uma assinatura digital, apenas uma “assinatura digitalizada”.
  2. “Confere com o original”: a tese/dissertação digital já é o próprio documento original; a presença do “Confere com o original” pode levar ao falso entendimento de que a versão digital é apenas uma cópia do original.
  3. Assinaturas inválidas porque o arquivo sofreu modificação e na prática não está mais assinado digitalmente, restando apenas sua representação visual.

Arquivo PDF/A

  1. Para verificar o padrão PDF/A do arquivo verifique a mensagem com a informação de que o arquivo está no padrão PDF/A ao abri-lo no Adobe, Foxit ou outro software..
  2. Verificadores online:
    1. https://www.pdfen.com/pdf-a-validator
    2. https://avepdf.com/pt/pdfa-validation
    3. Otimizador de PDF do TRT

Formatação do trabalho

  1. Os autores têm liberdade no desenvolvimento do conteúdo (exemplo: 2020032678000647), desde que mantenham a estrutura/elementos obrigatórios.

Motivos para o indeferimento:

  • Não possui capa ou a capa não segue o padrão.
  • A capa não possui logotipo da UFSC. (Caso conste e o aluno tenha inserido outros logotipos como do centro, curso, etc., aceitar).
  • Capa personalizada no layout ou com imagens.
  • Não possui folha de rosto.
  • Não possui ficha catalográfica para trabalhos acadêmicos (Caso a ficha esteja com formatação desconfigurada; na forma de imagem ou de texto, aceitar).
  • Não possui folha de certificação ou se a mesma estiver muito fora do padrão. (Ex: o aluno não elencou os membros da banca examinadora).
  • Não possui Resumo e Abstract (itens obrigatórios).
  • Não possui Resumo Expandido, quando deveria possuir.

Idioma do trabalho

Resumo expandido: Trabalhos em outros idiomas que não o português (ou seja, inglês, espanhol, LIBRAS, etc.) devem ter o resumo expandido em português (RN 154/2021/CUn, art. 62, §2º e 3º). Exceções:

  • Os trabalhos do Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos não precisam de resumo expandido (RN 154/2021/CUn, art. 62, §1º).

Os trabalhos em português podem ter resumo expandido em inglês (RN 154/2021/CUn, art. 62, §4º).

Trabalhos com capítulos em outros idiomas: Se as páginas pré-textuais, a introdução e as conclusões/considerações finais estiverem em português, e o conteúdo dos capítulos estiverem em inglês, espanhol, ou qualquer outro idioma, não é necessário resumo expandido. Apenas o resumo simples é suficiente.


Fora do prazo ou falta de informações no CAPG

  • Avisar o aluno e aguardar sua comunicação de que a situação foi resolvida para dar o recebido no CAPG.